Por que você deveria comer Tilápia? Conheça os benefícios!

Por que você deveria comer Tilápia? Conheça os benefícios!

Por que você deveria comer Tilápia? Conheça os benefícios!

Comer tilápia é algo que muita gente faz pelo simples prazer de saborear uma carne saborosa. O que muitos não sabem, porém, é que essa simples atitude pode se traduzir em uma série de benefícios à saúde. 

 

Isso porque se trata de um peixe altamente nutritivo, considerado inclusive um dos mais magros. Não por acaso, seu consumo vem se tornando sinônimo de dieta, uma vez que auxilia tanto no emagrecimento quanto no ganho de massa magra.

 

Mas a lista de benefícios não para por aí, a seguir você confere em detalhes todas as principais vantagens de consumir esse tipo de alimento. 

 

Auxilia na função neurológica

 

Comer tilápia ajuda a manter o cérebro saudável. Isso porque trata-se de um peixe rico em ômega-3 e potássio, que ajuda a impulsionar o poder do cérebro e aumenta as funções neurológicas.

 

Além disso, o potássio eleva o fluxo de oxigênio enviado para o cérebro, o que melhora o equilíbrio de fluidos por todo o corpo. Como consequência da combinação de nutrientes, o cérebro também tende a pensar com maior clareza.

 

Regula a pressão arterial

 

Segundo estudos recentes, o ômega-3 pode ser uma substância que auxilia na redução da pressão arterial quando esta fica elevada. Dessa forma, ajuda na prevenção de doenças cardíacas como AVC, ataque cardíaco e aterosclerose.

 

Caso esteja preocupado com a saúde de seu coração, portanto, uma dica é adicionar a tilápia à sua dieta regular.

 

Previne o envelhecimento

 

Se você é o tipo de pessoa que se preocupa com os sinais que o tempo deixa na pele, a dica é a mesma: comer tilápia. Seu consumo ajuda retardar o envelhecimento precoce, pois possui ação antioxidante e vitaminas C e E. 

 

Tais nutrientes são amigos da pele, uma vez que ajudam melhorar a aparência e a deixá-la mais radiante.

 

Auxilia na perda peso

 

Por se tratar de um alimento proteico e com baixo teor de caloria, o consumo de tilápia também pode ajudar a perder aqueles quilinhos a mais. 

 

Com ela é possível obter uma série de nutrientes importantes sem que isso se reflita na balança. Esse é só mais um dos benefícios de comer tilápia. 

 

Bom para os ossos

 

O consumo de tilápia também pode deixar os ossos mais fortes, uma vez que ela possui minerais como fósforo, essencial para a saúde do corpo. 

 

Previne o câncer

 

Assim como outras espécies de peixe, a tilápia é rica em selênio e possui antioxidante, o que ajuda no combate ao câncer. Isso sem contar que também ajuda prevenir doenças cardíacas.

 

De acordo com pesquisadores, o selênio não apenas diminui as atividades dos radicais no corpo como também os torna menos propensos a estresse oxidativo.

 

Combate problemas com a tireóide

 

O consumo de tilápia também é indicado para paciente com problemas na tireóide. Isso porque o selênio presente no peixe auxilia a regulação da glândula, ajudando também a melhorar as funções hormonais. 

 

Como consequência do bom funcionamento da glândula tireóide, o metabolismo é impulsionado. 

 

Aumenta a imunidade

 

O consumo regular de tilápia também pode ajudar a obter uma imunidade alta. Isso porque ela ajuda a melhorar as atividades dos glóbulos brancos, que são barreiras do corpo contra corpos estranhos e substâncias nocivas.

 

Por se tratar de um ótimo antioxidante, o selênio presente no peixe também auxilia na redução das atividades dos radicais livres no organismo. 

 

Contra diabetes

 

Quando o sistema imunológico passa a atacar e destruir tecidos saudáveis, pode ocorrer o surgimento de doenças auto-imunes. 

 

É o caso, por exemplo, da diabete tipo 1, que é um tipo de doença que faz com que o corpo passe a atacar as células que produzem insulina no pâncreas.

 

De acordo com um estudo, o consumo de óleo de peixe está ligado à redução do surgimento de diabetes do tipo 1 nas crianças, e de diabetes auto-imune nos adultos. 

 

Mesmo não sendo um peixe tão gorduroso, a tilápia também possui nutrientes que contribuem a proteção contra esse tipo de problema. 

 

Combate a depressão

 

Infelizmente a depressão tem se tornado a doença do século, atingindo várias pessoas ao redor do mundo, independente do sexo ou classe social.

 

A boa notícia, é que alguns estudos estão apontando evolução na busca pelo tratamento do problema. Alguns estudos, por exemplo, mostram que o consumo de ácidos graxos ômega-3, presentes na tilápia, podem ser úteis nesse caso. 

 

Isso porque esses nutrientes auxiliam no combate à depressão, promovendo um equilíbrio hormonal e deixando os antidepressivos mais eficazes.

 

Outros benefícios da tilápia para a saúde


 
O fósforo é mais um dos nutriente presentes na tilápia, e ele auxilia no fortalecimento dos ossos e da unha. Além disso, a ingestão do peixe também pode prevenir e tratar doenças como a osteoporose, que é causada pela degradação da densidade óssea.

 

A tilápia ainda é rica em proteína, que por sua vez é responsável pelo desenvolvimento e crescimento dos órgãos, células, membranas e músculos. 

 

Não obstante, também contribui com o crescimento muscular, melhoria na atividade metabólica e reparos celulares.

 

Efeitos colaterais do consumo excessivo de tilápia

 

Mesmo sabendo que se trata de um peixe nutritivo e rico em substâncias boas para o corpo, a verdade é que seu consumo deve ser moderado. 

 

Isso porque a tilápia possui uma propensão natural a receber toxinas de seus habitats, sendo que algumas podem ser absorvidas pelo organismo humano. 

 

Por isso é fundamental conhecer a procedência do peixe e comprar apenas aqueles que são frutos de pescarias que seguem uma regulação rigorosa de qualidade. 

 

Vale destacar ainda que, quem possui problemas de natureza cardíaca, deve ter cuidado ao pensar em comer tilápia. Isso porque ela contém uma boa quantidade de ácidos graxos ômega-6.

 

Qual a forma mais indicado de comer tilápia?

 

A melhor forma de consumir tilápia e obter o máximo de seus nutrientes é preparando-a cozida, assada ou grelhada. Isso porque, fritar o peixe quase nunca é uma boa escolha, e a regra vale naturalmente para a tilápia. 

 

Mesmo sendo um peixe que possui pouca gordura, o fato é que a fritura não a deixará tão saudável, mas sim mais calórica.



DEIXE SEU COMENTÁRIO: