Os Benefícios de se comer Salmão

Os Benefícios de se comer Salmão

Os Benefícios de se comer Salmão

O Salmão se tornou um peixe muito popular na gastronomia de diversos países ao redor do mundo. Isso se deve naturalmente, ao seu sabor, que possui uma característica inigualável. Mas quais seriam os benefícios de se comer salmão? Essa é a pergunta que a maioria se faz quando o assunto vem à tona. 


 
A resposta nesse caso, é bastante extensa, pois se trata de um peixe rico em propriedades nutritivas. Sabendo disso, portanto, preparamos aqui uma lista que evidencia as principais vantagens do consumo de um alimento como este. Tudo isso você confere na sequência. 

 

Conhecendo o Salmão

 

Para quem não conhece, o salmão é um peixe que vive em água doce, sendo um membro da família dos salmonídeos. É um alimento versátil, que pode ser consumido cru, grelhado, defumado, assado, cozido e frito. 

 

Além de ser um tipo de peixe nutritivo de modo geral, ele ainda é rico em ômega-3 e ácidos graxos. Dito isso, é importante incluir esse peixe em sua dieta não apenas por seu sabor, mas pelo fato dele trazer vários benefícios à saúde.

 

Realizada essa pequena apresentação, vamos agora direto ao ponto, apresentando os benefícios do seu consumo. 

 

Rico em nutrientes

 

Conforme já destacamos, a carne do salmão é extremamente nutritiva. O que evidencia isso é que, de acordo com estudos, ele é fonte de proteína, ômega 3, gorduras, vitamina B12, vitamina B6, vitamina A, Vitamina C, e vitamina D. 

 

Além disso, cada 100 gramas do peixe possui cerca de 200 calorias. Isso sem contar que possui doses substanciais de magnésio, sódio, cálcio, ferro e potássio.

 

Bom para o coração

 

Com todos os seus nutrientes, o salmão é considerado amigo da saúde do coração. Isso se deve principalmente ao fato de ser rico em ácidos graxos ômega-3, que contribuem na redução significativa do colesterol ruim LDL. 

 

Sem contar que também ajuda aumentar os níveis do colesterol bom HDL e contribui na redução dos níveis dos triglicérideos. Por possuir ação antioxidante, o salmão também reduz o endurecimento das artérias, as deixando mais flexíveis. 

 

Outro nutriente que o salmão possui e ainda não foi mencionado é o selênio. Ele possui ação antioxidante, auxiliando na prevenção de derrames e ataques cardíacos. Isso significa que os benefícios de se comer salmão refletem diretamente no bom estado do coração.

 

Prevenção de câncer

 

Sim, o consumo de salmão também pode ser importante na prevenção de câncer. Isso porque, conforme mencionado, o salmão é rico em vitamina D, que de acordo com alguns estudos, pode ajudar na prevenção do câncer de próstata, retal e mama.

 

Não obstante, seu ômega-3 e selênio também são vistos como aliados fundamentais na restrição das células cancerígenas. 

 

Amigo do cérebro

 

Por ser rico em ômega-3 e ácido docosahexaenóico, já foi comprovado que o salmão é o melhor amigo do cérebro. Isso porque esses e outros nutrientes que ele possui ajudam a melhorar as funções cognitivas.

 

Os protectins presentes no salmão, por exemplo, são compostos produzido com ácido docosahexaenóico. Eles possuem ação anti-inflamatória, ajudando a manter o cérebro em alerta e ativo.

 

Por ser rico em ômega-3 o salmão contribui para diminuição dos níveis de depressão e estresse. Já as vitaminas A, D, selênio e aminoácidos que o peixe possui, contribuem para saúde do sistema nervoso. 

 

De modo indireto podem até ajudar a retardar o surgimento de Parkinson e Alzheimer e de Parkinson. 

 

Melhora a visão

 

Podemos dizer que ter uma boa visão é mais um dos benefícios de se comer salmão, o que se deve novamente ao seu ômega-3, nesse caso aliado à vitamina A. Com a combinação dos nutrientes podem ser evitados problemas de vistas como degeneração macular e olhos secos.

 

Além disso, vale notar que quando o corpo possui baixo nível de ácido docosahexaenóico é possível que ocorra retinopatia da prematuridade. Por isso também é importante incluir o salmão na dieta.


Bom para pele

 

O salmão possui propriedades antioxidantes, e isso ajuda na prevenção da oxidação, protegendo dos radicais livres que trazem malefícios à pele. Dito isso, se você é preocupado com sua pele e deseja ter ela bonita e vistosa por mais tempo, a dica é incluir o salmão na dieta. 

 

Ele auxilia na prevenção do surgimento precoce de rugas e marcas de expressão. Além disso, como possui selênio e ácidos gordos, ele cria uma espécie de proteção, impedindo que os raios ultravioletas venham prejudicar a pele.

 

Auxilia na perda de peso


Você sabia que o consumo regular de salmão auxilia na perda de peso? Assim como outros alimentos ricos em proteínas, ele regula o hormônio responsável pelo apetite. 

 

Isso faz com que a sensação de saciedade dure mais tempo. Não obstante, o salmão ajuda ainda a aumentar a taxa metabólica.

 

Combate a inflamação

 

Segundo estudos, a inflamação é a grande responsável por boa parte do surgimento de doenças crônicas, dentre elas as doenças cardíacas, câncer e diabetes. Felizmente, o consumo regular de salmão auxilia na redução dos marcadores de inflamação.

 

Um levantamento realizado em um período de oito semanas, contou com 12 homens que sofriam com colite ulcerativa. Os responsáveis fizeram com que eles consumissem 600 gramas de salmão por semana. 

 

O resultado foi uma redução significativa da inflamação no sangue e cólon, além de uma melhora nos sintomas da doença.

 

Muitos benefícios para gestantes

 

Segundo especialistas, mulheres grávidas que consomem em média duas porções de salmão por semana, pode ajudar na saúde do feto e também da gestante. 

 

Ele atua contribuindo na formação do cérebro do bebê, além de ajudar no desenvolvimento da visão durante a gestação e após o nascimento. 

 

Isso significa que, o consumo de salmão na gestação é recomendado por ginecologistas e obstetras. O consumo dessa quantidade de salmão na gestação equivale a comer 4 gramas de suplementos de óleo de peixe. 

 

Outros benefícios do salmão

 

A combinação de nutrientes do salmão ainda pode ajudar a melhorar a saúde dos dentes e ossos. Além disso, como também é rico em proteínas, auxilia no crescimento de tecidos e músculos.

 

Não obstante, em função do ômega 3, selênio, vitamina A, entre outros nutrientes, ele auxilia na melhora da textura e brilho dos fios de cabelo. 



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